MOVIE HISTORY



OS PRIMÓRDIOS


Antes da criação do cinema, temos que falar sobre a criação da fotografia.
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.


Joseph Nicéphore Niépce


Louis Jacques Mandé Daguerre (Cormeilles-en-Parisis, Val-d'Oise, 18 de novembro de 1787 — Bry-sur-Marne, 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor, em 1835, da primeira patente para um processo fotográfico, o daguerreótipo.



Louis Jacques Mandé Daguerre


Na sequência da sua parceria com Joseph Nicéphore Niépce (selada em contrato assinado a 14 de dezembro de 1829), Daguerre herdou a invenção e os conhecimentos adquiridos por Niépce o que lhe permitiu adicionar uma nova variação da câmara escura. 

Cada um trabalhou de forma independente mas por diferentes vias, Niépce procurava teimosamente resolver o seu processo com betume da Judeia ao passo que Daguerre procurava modificar o processo e os materiais usados a fim de reduzir o tempo de exposição que ainda se mantinha em cerca de uma hora. 

A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e padecia de curta durabilidade. Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável. 

O Artista Lemaitre escreveu a Niépce sobre Daguerre: "Acredito que ele possui uma inteligência rara em tudo o que envolva máquinas e o efeito da luz".







A parceria de Daguerre com Niépce levou ao uso de placas revestidas a prata (cujo primeiro uso tem de ser creditado a Niépce) quando, na sequência de numerosas experiências, um novo químico foi introduzido e que se provou decisivo para o método de Daguerre - iodo.

Durante um período de dois anos (1839 - 1840) a fotografia deu passos decisivos através do trabalho de estudiosos como Fox Talbot (inventor do calótipo) ou Hércules Florence (cidadão francês exilado no Brasil) cujos estudos e descobertas tiveram lugar na mesma altura que os estudos de Daguerre e Niépce.




William Fox Talbot



Calótipo - Negativo / Positivo


Antoine Hércule Romuald Florence 


Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Após um incêndio no seu diorama a 8 de março de 1839, ficou acordado uma pensão anual de 4000 francos para Daguerre e Isidore Niépce (herdeiro de Joseph Nicéphore Niépce) acrescidos de mais 2000 francos para Daguerre pelos "segredos do diorama".

Daguerre ficou implicitamente reconhecido como o pai do daguerreótipo apesar de conflitos posteriores com Isidore Niépce que representava os interesses do pai. Em 19 de agosto de 1839, no Instituto de França, foi anunciado ao mundo um novo processo, o daguerreótipo, tendo sido posteriormente vendido ao governo francês.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.











COMO O CINEMA COMEÇOU...






Louis Aimé Augustin Le Prince (Metz, França, 28 de agosto de 1842, desaparecido em 16 de setembro de 1890) foi um dos precursores do cinema. Em outubro de 1888, Le Prince filmou as sequências de imagens em movimento intituladas Roundhay Garden Scene, Traffic Crossing Leeds Bridge, Accordion Player e Man Walking Around A Corner, usando uma câmera de lente única com uma película de papel. 






Trata-se de trabalhos realizados anos antes dos principais concorrentes, como Thomas Edison, que realizou seu primeiro filme em 1891, e os irmãos Auguste Lumière e Louis Lumière, que fizeram seu primeiro filme em 1892. 


No entanto, ele nunca foi capaz de realizar uma apresentação pública nos Estados Unidos, pois desapareceu misteriosamente de um trem em 16 de setembro de 1890. Seu corpo e a bagagem nunca foram encontrados, mas mais de 100 anos mais tarde foi descoberto um arquivo policial contendo uma fotografia de um homem afogado que poderia ser ele.


Le Prince single-lens camera


León Bouly é uma das figuras mais misteriosas na história do cinema. Três anos antes dos irmãos Lumière, ele registrou uma patente para uma câmera instantânea para a obtenção automática e sem interrupção de uma série de negativos de análise de movimentos, o Cinematógrafo.


Neste aparelho, o qual é usado para tirar fotografias, a película não perfurada é intermitentemente acionada por um rolo rotativo operando em combinação com uma pressão carregada para imobilizar o filme quando o obturador descobre a objetiva. 

Em 27 de dezembro de 1893, Bouly apresentou uma nova patente para o cinematógrafo, que desta vez é reversível para ser usada em visualização ou em projeção. Pelo menos dois modelos de cinematógrafos Bouly foram feitos por um homem chamado Gaillard, mecânico de precisão localizado no número 104 do Boulevard Voltaire, em Paris, mas eles não parecem ter dado satisfação e ninguém relatou ter visto o trabalho. 

Em 1894, Bouly não pagou a segunda parcela da sua patente e o nome do cinematógrafo tornou-se livre. Bouly então parece totalmente desinteressado pela imagem em movimento.




DISPOSITIVO DE BOULY

Este dispositivo é capaz de realizar tanto captação quanto projeção. Ele usa um filme sensível, sem perfurações, e todos os princípios exigidos pela cinematografia estão disponíveis. Dois desses dispositivos são conservados no Conservatoire National des Arts et Métiers, na França. 

Em 1894, Bouly não pode pagar pelo direito de suas patentes e o nome "cinématographe" tornou-se disponível novamente, sendo patenteado pelos irmãos Lumière, que não são seus autores originais. Hoje, os historiadores modernos concordam sobre o fato de que Léon Bouly era, antes dos irmãos Lumière, o verdadeiro inventor original do termo cinématographe.




OS IRMÃOS AUGUSTE E LOUIS LUMIÉRE

28 de dezembro de 1895 marca um dia histórico para a origem do cinema. Foi neste dia que os franceses August e Louis Lumière fizeram a primeira projeção pública na primeira sala de cinema do mundo, no sudeste de França. A origem do cinema não seria a mesma sem os irmãos Lumière. August Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière, considerados os inventores da Sétima Arte, eram engenheiros. August era apenas 2 anos mais velho que Louis e ambos trabalhavam na Fábrica Lumière, que inicialmente pertencia ao seu pai.

Foi no Salon Indien do Grand Café de Paris onde os pioneiros da cinematografia abriram efetivamente a primeira bilheteria do cinema, em 1895, cobrando o público para ver 10 curtas-metragens que haviam filmado no início daquele ano e eram projetados em uma tela grande.

Os ansiosos parisienses pagavam 1 franco cada para assistir clipes de menos de um minuto no cenário comunitário. O primeiro dos 10 filmes a ser exibido na apresentação, La sortie de l’usine Lumière à Lyon, foi gravado em março daquele ano e acredita-se ser o primeiro filme já criado.

Registros indicam que ele foi filmado em um cinematógrafo, instrumento que servia para filmar e projetar filmes e que teria sido inventado por Léon Bouly em 1892, mas ele teria perdido o registro da patente e os irmãos Lumière teriam registrado novamente o instrumento em fevereiro de 1895. O filme mostra os funcionários saindo da fábrica dos irmãos em Lyon. 

Um dos outros 10 filmes exibidos pelos irmãos Lumière também marcou a origem do cinema. O curta L’arrivée d’un train à la ciotat, que mostra um trem chegando à estação, o que deixou o público bastante assustado. Muitos fugiram da sala com medo de que o trem fosse sair da tela!

Agora que você já conhece a origem do cinema, que tal conferir algumas curiosidades sobre os irmãos Lumière:
A contribuição mais significativa dos irmãos foi perfurar as bordas do filme para que ele pudesse avançar suavemente através da câmera e do projetor.

O filme de 35mm usado por eles tinha apenas 17 metros de comprimento. Com uma taxa de quadros manuais de aproximadamente 16 quadros por segundo, isso proporcionou um tempo máximo de execução de cerca de 50 segundos.





Cinematógrafo de Bouly



Léon  Bouly


Irmãos Lumiére
                                                      




Foi no Salon Indien do Grand Café de Paris onde os pioneiros da cinematografia abriram efetivamente a primeira bilheteria do cinema, em 1895, cobrando o público para ver 10 curtas-metragens que haviam filmado no início daquele ano e eram projetados em uma tela grande.


Os ansiosos parisienses pagavam 1 franco cada para assistir clipes de menos de um minuto no cenário comunitário. O primeiro dos 10 filmes a ser exibido na apresentação, La sortie de l’usine Lumière à Lyon, foi gravado em março daquele ano e acredita-se ser o primeiro filme já criado.









Um dos outros 10 filmes exibidos pelos irmãos Lumière também marcou a origem do cinema. O curta L’arrivée d’un train à la ciotat, que mostra um trem chegando à estação, o que deixou o público bastante assustado. Muitos fugiram da sala com medo de que o trem fosse sair da tela!





Agora que você já conhece a origem do cinema, que tal conferir algumas curiosidades sobre os irmãos Lumière:
A contribuição mais significativa dos irmãos foi perfurar as bordas do filme para que ele pudesse avançar suavemente através da câmera e do projetor.

O filme de 35mm usado por eles tinha apenas 17 metros de comprimento. Com uma taxa de quadros manuais de aproximadamente 16 quadros por segundo, isso proporcionou um tempo máximo de execução de cerca de 50 segundos.



OS PRIMEIROS FILMES



Filme realizado na época da Belle Époque Paris, França, de 1896-1900. Foi acrescentado som para ambientação. Esses filmes foram feitos pela empresa Lumière.





DESENVOLVIMENTO E NEGÓCIO

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.


Primeiro filme com efeitos especiais - Le Voyage dans la lune - Georges Méliès 1902



Le Voyage dans la Lune- un film de Georges Méliès (1902- version restauré colorisée) from Funfilmdistribution on Vimeo.

O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896, ele havia ganho uma "filmadora" e imediatamente começou a produzir alguns filmes. Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem à Lua") de apenas 14 minutos foi o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas.


Georges Méliès

Edwin S. Porter que se tornou câmeraman de Thomas Edison usou pela pirmeira vez a técnica de edição de imagens. Em seu filme "Life of an American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher. Em "The Great Train Robbery" (1903), um dos primeiros westerns do cinema, o grande legado foi o "cross-cutting" com imagnes simultâneas em diferentes lugares.

O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 nickel. O filmes também começaram a crescer em duração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. 

Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "Queen Elizabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis?" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914, este último com 123 minutos de duração.



Pelo lado americano, o diretor D. W. Griffith conseguia destaque. Seu filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma nação") de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do cinema mudo, causou polêmica pela glorificação da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux Klan e Intolerance (1916) já "
Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages" (ou "Intolerância") é considerado uma das grandes obras do cinema mudo.


Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages 1916


Em 1907, os irmãos Lafitte criaram os filmes de arte na França com a intenção de levar as classes mais altas ao cinema já que estes pensavam ser o cinema para classes menos educadas.

Hollywood

Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria européia de cinema foi arrasada. Hollywood começou a se destacar no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo.

Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa este em pequeno povoado chamado Hollywood, encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro cinematográfico do planeta.

Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e as vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas de Hollywood.

Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. 

Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artist com o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.


Charlie Chaplin


O cinema no mundo

Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no cinema e contribuiam para seu desenvolvimento.

Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929


"A queda da casa de Usher" de 1929
Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Kabinett des Doktor Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1929.

Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñel. "Un Perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñel.

 
Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "The Battleship Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin", pt: "O Couraçado Potemkin") de 1925.



The Battleship Potemkin - Serguei Eisenstein

Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam, e essa perda atormenta tanto quanto a busca do Santo Graal. Como Elvis Presley e o monstro do lago Ness, volta e meia são vistos, mas nunca encontrados. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro.

A Era do Som

Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema possuia alguns dialogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. 

O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme.



"The Jazz Singer"

O Beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos.




No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões economicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente. 

Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musical em preto e branco) e "Chinatown Nights" de William Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937).

Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Oscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema.


"Blackmail" de Alfred Hitchcock



Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os dez mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1932 e Cleopatra de 1934.

Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart.

O gênero ficção cinetífica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clásicos como "Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano.

O duplo sentido com conotações sexuais de Mae West em "She Done Him Wrong" de 1933. A comédia anarquica sem sentido dos Irmãos Marx.
Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou").
Na Itália foi criada a Cinecittà por ordem de Mussolini em 1937. 


Cinecittá




HOLLYWOOD

A capital do cinema dos Estados Unidos, senão do mundo, é Los Angeles, Califórnia, mais especificamente, Hollywood. Mas alguém sabe como foi que nasceu Hollywood? Alguns dos primeiros estúdios de Hollywood abriram por volta de 1915, a terra era barata e a mão de obra era abundante.

Toda a área precisava de uma indústria, e a indústria dos filmes fez muito sentido. Ah, e havia uma outra razão para a indústria do cinema fazer o seu caminho do oeste. Los Angeles estava longe de New Jersey. E Thomas Edison estava em Nova Jersey.

HOLLYWOODLAND

Edison, ao longo de sua carreira, realizou mais de 1.000 patentes nos Estados Unidos. Ele foi creditado por inventar uma caralhada de dispositivos tecnológicos, da lâmpada incandescente ao fonógrafo. 

Ele também teve um papel importante na invenção do cinetoscópio, uma câmera de filme precoce (Embora a maior parte do trabalho tenha sido feito por William Kennedy Dickson, um empregado de Edison). 

E durante o final do século 19 e o início do século 20, ele realizou muitas das patentes sobre as tecnologias necessárias para se criar filmes. Mas Edison aparentemente usava essas patentes como um porrete. E batia forte.


Edison em seu laboratório
Por Edison ter registrado tantas patentes, e por essas patentes serem aplicadas tanto na criação de filmes quanto na tecnologia utilizada para construir as salas de cinema, ele foi capaz de persuadir outros detentores de patentes a formar uma associação que ele lideraria. Juntas, essas empresas formaram o Motion Picture Patent Company. A página na Wikipedia da MPPC resume bem como a empresa executava suas patentes. Thomas Edison e a MPPC também estabeleceram um monopólio sobre todos os aspectos do cinema. 

Eastman Kodak (Fundador da recém-falida Kodak), que detinha a patente sobre os rolos de filmes e era naquela altura o dono da única empresa a produzi-los, era um membro do MPPC e só vendia os rolos para as produtoras que fizessem parte da associação. 

O MPPC controlava desde as patentes sobre as câmeras de cinema, assim como a produção dos rolos de filme, até os estúdios que faziam os filmes e detinha também as patentes sobre projetores. Assim, o MPPC tinha também como forçar acordos de licenciamento com os distribuidores e teatros, e determinar quem exibiria os filmes e onde.

William Kennedy Dickson e Edson testando a primeira Tecpix.

Resumindo: Se você queria estar no negócio do cinema, você tinha que pagar pro Thomas Edison. E Edison (através do MPPC) não era de recuar. A empresa levava para os tribunais quem quer que fosse contra as suas vontades, e impedia o uso não-autorizado de tudo, desde câmeras para projetores, e em muitos casos, os próprios filmes. De acordo com Steven Bach (Em seu livro Final Cut), o MPPC até mesmo chegou ao cúmulo de contratar capangas da máfia para fazer valer as patentes extra-judicialmente. 

Quem contrariava Thomas Edison pagava caro. Mas o respeito de Edison aos direitos de propriedade intelectual eram uma rua de mão única. Em 1902, os homens de Edison subornaram um proprietário de um teatro em Londres para obterem ilegalmente uma cópia de A Viagem à Lua, do cineasta francês Georges Melies (Essa história infelizmente não foi lembrada no filme A invenção de Hugo Caibret, vai lá saber porque). 

O primeiro filme de ficção cientifica da história e um dos melhores filmes de todos os tempos foi comprado por apenas 10.000 francos. Então, Thomas Edison, a fim de fazer valer o seu investimento, fez centenas de cópias do filme e os vendeu a si mesmo. Claro, sem pagar Melies. Melies acabou indo à falência. E o MPPC distribuiu nos USA o filme, ficando com todos os lucros.

PINUPS 1920

A industria cinematográfica nos USA estava fadada a ter o mesmo destino. Muitos na indústria do cinema, conhecidos como “independentes”, escolheram uma terceira opção: Fugir. E assim a Califórnia fez muito sentido, pois estava em uma área onde os juízes eram menos amigáveis para as patentes concedidas a Edison e companhia. 



E também porque seria muito mais complicado mandar quebrar as pernas de alguém do outro lado do país. Os que ficaram na costa leste ou foram a falência ou investiram seu tempo, dinheiro e criatividade em outra coisa: As peças de teatro. Nascia também a Broadway como a conhecemos


Broadway

Já Hollywood nasceu de um desejo de evitar as reclamações intelectuais de propriedade de Thomas Edison e sua MPPF, e rapidamente se tornou a capital mundial da indústria cinematográfica. Escaparam por pouco. Sem a fuga para Hollywood, a industria cinematográfica como todos nós conhecemos nunca teria existido. Mas o que isso tudo significa?

Isso significa que Edison foi o primeiro pirata. E exigia que ninguém o passasse a perna. E Hollywood nasceu da pirataria. E agora, quer nos proibir de piratear baixar seus filmes, mesmo sabendo que não se fazem mais necessários os custos de produção de DVDs, apenas das obras em si (Filmagens, roteirização, edição, atores, etc). Piratear pode levar realmente alguém a falência, como foi no caso de Melies. 


THOMAS EDISON - O PRIMEIRO PIRATA DE HOLLYWOOD

Mas tudo isso é muito diferente do que vem acontecendo hoje em dia. Assistir filmes pirateados é errado, sem sombra de dúvida. Mas a própria Hollywood nasceu para escapar das amarras dos direitos autorais. E agora, cerca de 100 anos depois, as associações dos estúdios hollywoodianos tenta implantar uma perseguição sem piedade a todos que baixam seus filmes de forma irregular, burlando o pagamento de direitos autorais.  Movido pela ganância, Thomas Edison quase destruiu o cinema antes mesmo de seu nascimento. 



OS PRIMEIROS LONGA-METRAGEM
20,000 Leagues Under The Sea - The Universal Film Manufacturing Company 1916





THE GENERAL



ISSO FOI O COMEÇO DA MAIOR INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO DO MUNDO ATÉ OS DIAS ATUAIS...

© VIDEOGRAPHUS BY MARCIO BLAUTH

VIDEOGRAPHUS.BLOGSPOT.COM é uma galeria de vídeos e filmes na web. Desde junho de 2010 venho mostrando a história do começo do cinema e o trabalho dos grandes designers, diretores e produtores de vídeo que eu admiro.
O VIDEOGRAPHUS foi criado e projetado com a minha curadoria.
A distribuição comercial não autorizada deste trabalho de pesquisa e arte não é permitida sem a permissão explícita dos proprietários dos direitos autorais das respectivas publicações. Hospedagem de áudio e vídeos neste site, todos os direitos autorais e marcas registradas permanecem de propriedade de seus respectivos proprietários. As imagens, filmes e vídeos deste blogger não podem ser baixadas deste site sob qualquer pretexto para qualquer finalidade comercial.


VIDEOGRAPHUS.BLOGSPOT.COM is a gallery of videos and movies on the web. Since June 2010 I have been showing the beginning of the history of the cinema and the work of great designers, directors and producers of video that I admire..
VIDEOGRAPHUS was create and designed with my curatorship.
Unauthorized commercial distribution of this research and art work is not permitted without the explicit permission of the copyright owners of the respective publications. Hosting audio and videos on this site, all copyrights and trademarks remain the property of their respective owners. The images, movies and videos of this blogger can not be downloaded from this site under any pretext for any commercial purpose.

VISITE MEU CINEMA